Padá – Pães e Sabores

De pai para filho: a tradição do comércio através das gerações

Quantos hábitos herdamos dos nossos pais? Quantas coisas aprendemos com eles e, mais ainda, passamos para frente? De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, rede social de negócios, os pais ainda estão entre as maiores influências na vida de uma pessoa na hora de escolher a carreira. Cerca de 26% dos respondentes confirmaram o peso da família sobre essa decisão. E quando a “veia” é do comércio, isso é mais comum acontecer do que imaginamos. Negócios que passam de geração em geração, a paixão pelas vendas que é empurrada para frente, o gosto de ver cada estabelecimento crescendo e se desenvolvendo.

Essa foi a trajetória de Frederico da Costa e Silva, proprietário da Padá Pães e Sabores e um comerciante de berço. Filho de Dona Terezinha e Seu Zezinho, Frederico conviveu com a ideia de criar bons negócios desde muito pequeno, quando grande parte da sua família já investia em diversos tipos de empreendimentos.

“Minha família respirava o universo das vendas”, diz o empresário, acrescentando que, desde os primeiros anos de vida, o comércio sempre esteve em seu coração.

E foi o pai, Seu Zezinho, quem guiou Frederico nessa jornada, ao levá-lo para acompanhar as vendas de secos e molhados. Enquanto isso, Dona Terezinha contribuía para a renda familiar ao fazer deliciosas petas, mostrando suas habilidades na culinária e ajudando a construir parte da história da família. Mas o encanto de Frederico com os negócios não ficava só em casa, já que, durante a infância, ele passava as férias e os finais de semana na panificadora das tias Maria Madalena e Maria de Lourdes. E foi nas ruas do setor Guanabara, região Norte de Goiânia, que ele encontrou ainda mais amor pela ideia de ter seu próprio estabelecimento.

Das petas vieram as cartelinhas de condimentos e, delas, um supermercado – que originalmente era idealizado pelo Seu Zezinho e se tornou um sonho de toda a família. Para conseguir realizar tal aspiração, muitos recursos foram multiplicados com a venda e revenda de produtos do mesmo segmento. Mais e mais estratégias de quem sabe como vender e crescer. Frederico tinha apenas 12 anos quando essa conquista foi alcançada pela família. No entanto, após um tempo de altos e baixos, o empreendimento foi descontinuado.

Depois disso, a história seguiu novos rumos e trouxe novas experiências e novos empregos para o jovem, que chegou a ser gerente de um restaurante com apenas 15 anos e foi se preparando, ao longo da vida, para os mais diversos desafios que viria a enfrentar. Logo em seguida, ele ingressou na antiga Panificadora Moreira – na época, uma panificadora de bairro – e com sua experiência ajudou no crescimento da empresa, se tornando sócio de três unidades. São elas: Negrão de Lima, Pio XII e Parque Anhanguera. Com a dissolução da sociedade e uma proposta nova, rica e cheia de autoridade, essas unidades agora formam a Padá Pães e Sabores.

E a marca segue conquistando novos clientes a cada dia, superando desafios a cada temporada e firmando seu nome em um mercado tão relevante na cidade e na vida das pessoas. Com 23 anos de história e dedicação à panificação, a tradição continua sendo a essência desse comércio que coleciona sabores, conquistas e boas histórias.